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CRM - VENDAS

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O que é CRM ?


Significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Quando falamos de CRM, a grande maioria das pessoas pensam apenas em vendas. Porém um sistema CRM auxilia na integração de outros processos, mas o foco é sempre no cliente. 

Ou seja, concentramos todas atividades e informações desde o primeiro contato com o potencial cliente (prospect), dessa forma é possível criar indicadores de fechamento da oportunidade de negócio, onde perdemos, por qual motivo perdemos, onde ganhamos e % de conversão. Esses indicadores são importantes para analise e tomada de decisão a gerencia.

Minha empresa precisa de sistema CRM ?
 

A venda de um produto não é tão simples quanto gostaríamos, a equipe comercial tem um papel importantíssimo até a decisão do cliente. Tanto para entender a necessidade, como para fornecer informações e soluções ao cliente. 

Sua empresa pode estar deixando de aproveitar oportunidades de vendas, por não registrar informações importantes para relacionamento com cliente.

No primeiro contato já é possível ter informações preciosas do seu potencial cliente. Nesses registros de contato, podemos enviar documentos de apresentação, relatórios, orientações e respostas. Esse relacionamento intenso com o cliente tem um valor inestimável, mas toma muito tempo da equipe comercial, por esse motivo a importância de uma ferramenta CRM.

Com a utilização de um sistema CRM, temos uma visão mais completa e detalhada das oportunidades de vendas da empresa. Assim, decisões comerciais são mais bem fundamentadas priorizando o cliente.

Como funciona o CRM ?


O CRM envolve um conjunto de estágios e estratégias de negócio, focadas no atendimento do cliente. As empresas utilizam esses dados para gerenciar e analisar as interações da equipe comercial, antecipando necessidades e desejos, otimizando a rentabilidade e aumentando das vendas. 
Utilizar uma ferramenta CRM é importante na aquisição de novos clientes. Com o CRM você pode melhorar a eficiência e a eficácia da equipe comercial.

A ferramenta CRM armazena dados de clientes e prospects, suas atividades, contatos com a empresa, incluindo visitas, agenda, ligações, e-mails e outros.

Com essa visão completa o vendedor possui informações preciosas no momento da negociação até o fechamento.

Além de uma tecnologia de gerenciamento, o CRM estratégica para organizar o processo comercial e aumenta o desempenho das negociações. Com isso, é capaz de acompanhar e controlar os resultados obtidos de forma mais ágil.

Quais vantagem de um sistema CRM ?


1 – Oportunidades: A equipe de vendas já possui informações para efetuar o primeiro contato, com uma abordagem mais consultiva, visando identificar o estágio da oportunidade.

2 - Qualificação: A equipe deve entender a necessidade do cliente, e saber o real interesse em sua solução/produto, com o máximo de informações que puder coletar.

3- Apresentação: Mostrar a seu cliente como sua solução/produto agrega valor e atende sua necessidade.

4- Proposta: Após qualificar o cliente e apresentar sua solução/produto chega o momento gerar proposta, para que o cliente avalie e tome a decisão de compra.

5- Negociação: Após avaliação da proposta, algumas vezes o cliente solicita revisão, ou alteração de preços ou condições de pagamento.

6- Fechamento: Proposta assinada, requisitos acordados e cliente fechado.


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